Como ganhar dinheiro na Internet

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Começar a correr.



Siga as dicas abaixo e começe com o pé direito.
Antes de começar:
- Procure um médico e obtenha a liberação para correr. Procure verificar a saúde das articulações e principalmente do seu sistema cardiovascular.
- Tenha o equipamento correto. Não precisa comprar o tênis de R$ 1000,00 que o seu amigo maratonista trouxe de NY, mas também não dá pra correr de All-Star. Procure um bom tênis em uma loja especializada.
- Use roupas leves e que te deixem trocar o calor com o ambiente. (Meninas! Top é essencial ok?)
- Escolha um lugar seguro para a sua corrida. Parques e praças são os mais indicados. Se for correr na rua (que eu não recomendo para iniciantes), procure ruas bem sinalizadas e sem movimento e não se atreva a sair correndo à noite por enquanto.
- Se for correr à noite, use material relfexivo para ficar mais visível aos motoristas.
Começando a Correr:
- O ideal é buscar ajuda profissional para dar início ao seu treinamento. Isso pode ser feito através das diversas assessorias esportivas que existem.
- Comece cada sessão de treino com um aquecimento, de aproximadamente 10 minutos. Uma caminhada em terreno plano já é suficiente.
- O grande desafio de começar a correr é a imensa diferença de intensidade que a corrida representa quando comparada à caminhada. Não dá pra simplesmente sair correndo da mesma forma que fazemos andando. O segredo é usar intervalos de alta intensidade misturados com outros de menor intensidade.
- Para começar, faça pequenos intervalos de 30 segundos correndo intercalados com 2 minutos de descanso ativo (caminhada leve). Nos primeiros treinos repita isso 6 a 8 vezes.
- À medida que o seu organismo vai se adaptando ao estímulo de corrida, você pode aumentar a duração do intervalo de corrida (45 segundos, 1 minuto, 1 min e 30 segundos, etc) e também diminuir o tempo de descanso ativo.
- Em pouco tempo você perceberá que se torna mais e mais fácil o período de corrida, e aí é hora de pensarmos em outra estratégia, agora para aguentar períodos mais longos e aumentar a velocidade da corrida.
 1) Quais são os maiores benefícios da corrida?
A melhora no sistema cardio-vascular, sem dúvida, é o primeiro benefício a ser destacado, e na verdade é o diferencial. Emagrecimento, no caso de qualquer exercício aeróbico, também é um benefício que pode ser obtido.
2) Como começar a correr? É bom iniciar com a caminhada? Intercalar as duas coisas?
Vai depender da condição do "novo corredor". Se o indivíduo opta pela corrida partindo de um quadro de sedentarismo total temos uma situação, caso ele treine musculação, ou jogue futebol, ou qualquer outra atividade física regular, temos outras várias situações. Cada caso deverá ser analisado individualmente.
Há várias maneiras de se iniciar, seja qual for a condição do iniciante em corridas, o método intervalado tem mostrado bons efeitos e pode ser adaptado, por exemplo: 3x1 (corre 3 minutos, caminha rápido 1 minuto), 3x2, 4x1, 4x2, etc. É interessante ir aumentando o tempo de corrida antes da pausa caminhando. Se o indivíduo for sedentário total deve começar caminhando e ir introduzindo leves trotes também no esquema intervalado.
3) Quais os cuidados para não passar dos limites? Quais os perigos de exagerar?
Caso o indivíduo esteja correndo sem supervisão profissional a responsabilidade será dele, bom senso resolve, mas talvez uma dica seja refletir sobre quanto pode aguentar num determinado ritmo. Por exemplo: "nesse ritmo que estou correndo não aguento nem 10 minutos", então diminua para um ritmo que você consiga 30 minutos.
Dificilmente as lesões ou traumas são causados por "over trainning", ou seja, por fazer mais do que o corpo aguenta. Em geral acontecem por descuidos mais primários como entorses por tropeçar, falta de técnica, falta de aptidão motora, tênis irregular, terreno impróprio...
4) Correr todos os dias é bom ou é melhor somente algumas vezes por semana?
Se for todo dia 15 minutos porque não? Na verdade depende do objetivo. Participar com a família ou namorada de provas como 10k é uma coisa, baixar o percentual de gordura é outra, correr a São Silvestre é uma terceira coisa. A única regra que possa dizer a todos é: quanto mais intenso for o treino maior deve ser o tempo de descanso.
5) Qual a diferença entre correr na rua e na esteira?
Acima de tudo o ritmo. Na rua você impõe o ritmo. Na esteira ela impõe, então é possível ter certeza que o ritmo será exatamente aquele que foi programado, facilitando o controle da intensidade e do treinamento como um todo. Na rua, caso não esteja usando um frequencímetro (monitor cardíado), o controle do ritmo é mais complicado, além da interferência ambiental como os carros, aclives, semáforos, etc. Em um parque, com um frequencímetro e um personal pode-se ter um exercício bem controlado além de eficiente e prazeroso. De novo depende do objetivo.
6) É interessante mesclar a corrida com outra atividade física como musculação ou ginástica localizada, por exemplo?
O fortalecimento dos músculos e articulações alcançado com exercício de força é incontestável. Fortalecer os membros inferiores (coxas e pernas), que serão os mais utilizados na corrida, é uma atitude inteligente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário